Curso Técnico em Segurança do Trabalho – SENAC
O profissional em segurança do trabalho tem papel muito relevante nas organizações e contribui diretamente para a manutenção da saúde e integridade física e mental dos funcionários, além de contribuir para a empresa ao ajudar a reduzir seu passivo.
Entre as atribuições do cargo, o profissional poderá coordenar equipes, desenvolver ainda pesquisas e testes, acompanhar perícias e vistorias, dentre outras possibilidades. Uma carreira bem interessante!
Para quem é destinado o Curso
O curso é destinado para todas as pessoas que desejam entrar mais rapidamente no mercado de trabalho, mas saiba que para iniciar o curso é preciso ter no mínimo 16 anos.
O curso é para quem deseja intervir nas situações de prevenção e correção de riscos à integridade humana nas organizações de todos os segmentos.
O que você vai aprender no curso
No curso você vai aprender técnicas que contribui para:
- Criar uma cultura voltada para a preservação da saúde e segurança de funcionários e clientes da empresa;
- Proporcionar a sustentabilidade da empresa;
- Aprender sobre normas e políticas que garantem a integridade física e mental das pessoas na empresa.
Benefícios do curso
O mercado de trabalho está bem aquecido e tem apresentado boa demanda por esse profissional, uma vez que o parque industrial e comercial do Brasil tem sofrido boa expansão.
A pessoa certificada nesse curso de Segurança do Trabalho pode começar a trabalhar de imediato e vai enfrentar situações desafiadoras que irão contribuir para seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Detalhes da inscrição
Para fazer esse curso basta você se dirigir a uma Unidade mais próxima do SENAC ou acessar a modalidade à distância pelo site https://www.ead.senac.br/conheca-o-senac-ead/
Tanto para a modalidade presencial como online, é necessário que você apresente esses documentos:
- Cópia do RG;
- CPF;
- Certificado ou histórico escolar de conclusão do ensino médio ou que esteja cursando;
- Comprovante de residência.
Conteúdo do curso
Confira abaixo os conhecimentos passados e de que forma são distribuídos.
- Elaborar, implantar e implementar a Política de Saúde e Segurança do Trabalho;
- Realizar avaliação e medidas de controle de riscos físicos, químicos e biológicos;
- Realizar avaliação e medidas de controle de riscos ergonômicos e de acidentes;
- Monitorar riscos ocupacionais. Executar ações de investigação, registro e controle de incidentes, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
- Auxiliar e executar ações de elaboração dos programas de saúde e segurança do trabalho;
- Implantar e implementar os programas de saúde e segurança do trabalho;
- Controlar Situações de Emergência;
- Elaborar, implantar e implementar planos de emergência/urgência;
- Planejar ações educativas em saúde e segurança do trabalho;
- Executar ações educativas em saúde e segurança do trabalho;
- Auxiliar a gestão integrada da organização;
- Projeto Integrador Técnico em Segurança do Trabalho.
O que o curso oferece
O curso ocorre de modo presencial ou não, e, conta com uma metodologia variada para que o estudante conclua o curso e esteja apto a atuar com um nível de competência apropriado e em qualquer empresa.
O curso costuma ser oferecido por profissional que já atua na área, com condições de passar as informações que são necessárias aos estudantes.
Além disso, o curso oferece simulações de situações que podem ser vivenciadas pelo profissional enquanto atuante em suas atividades.
Saiba um pouco mais sobre o curso
Entre as curiosidades do curso, ele costuma ser possível concluir entre um ano e meio, com carga horária de 1200 horas. O curso é hoje oferecido na modalidade presencial ou EAD.
O curso Técnico em Segurança do Trabalho possui alta demanda pois as empresas precisam cada vez mais desse tipo de profissional.
Quais oportunidades que existem no mercado de trabalho
Empresas de médio a grande porte em todas das regiões do Brasil costumam oferecer vagas para esse profissional o ano todo. Pelas atuais condições do mercado, as oportunidades tendem a crescer, pois é exigido das empresas que elas tenham políticas e ações voltadas para a segurança dos funcionários.
Trata-se de um curso que tem oferecido alta empregabilidade e com oportunidade de se ganhar bons salários.
Qualificação profissional através do Curso de Segurança
O profissional em Segurança do Trabalho ocupa espaço bem relevante nas organizações privadas ou não. Ele atua planejando e adotando medidas de controle de riscos ocupacionais através de programas de saúde e segurança do trabalho.
Quais as vantagens em concluir o curso?
O aluno ao concluir o curso terá um certificado que o habilita para atuar de imediato em qualquer ramo e porte de empresa.
O profissional dessa área poderá entrar rapidamente no mercado de trabalho e prestar serviços de modo formal ou não, podendo atuar de forma autônoma, trabalho temporário etc.
Entre as vantagens do curso é que ele pode ser concluído mais rapidamente em relação a um curso superior e costuma custar menos em termos financeiros.