PIS/PASEP 2023 – Veja todos os detalhes aqui!
PIS/PASEP 2023 traz uma série de benefícios aos trabalhadores que atendam a determinados requisitos. Os trabalhadores têm direito a esses programas e agora podem visualizar os saldos e planejar a retirada do valor disponível.
Neste post, explicaremos quem tem direito ao PIS/PASEP 2023, como consultar o saldo e como sacar. Também forneceremos um formulário de pagamento do PIS/PASEP e data de recebimento com base no mês de nascimento ou data de término da inscrição no programa.
Quem pode receber o PIS/PASEP 2023?
Em virtude do atraso nos pagamentos de 2021 ocorridos pela função da pandemia, receberá o PIS/PASEP 2023 somente quem trabalhou em 2021 e quem trabalhou em 2022 receberá benefícios em 2024. Mesmo assim, vale pedir para ver se vai receber.
O PIS é um benefício com enfoque nos trabalhadores da Iniciativa Privada que atendam a determinados requisitos. Para se qualificar para o PIS, você deve:
- O solicitante deverá estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos;
- Ter no mínimo 30 dias de carteira assinada no ano anterior;
- Receber remuneração média mensal não superior a dois salários mínimos;
- Os empregadores devem manter as informações atualizadas do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Vale ressaltar também que os benefícios do PIS são pagos pela Caixa Econômica Federal e estão disponíveis apenas para trabalhadores do setor privado. Os servidores públicos que atendem aos requisitos acima são elegíveis ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), custeado pelo Banco do Brasil.
✅ Confira Ainda: Tudo sobre o RG Digital, acesso ao seu documento direto na palma da mão.
Como o trabalhador consulta o saldo do PIS/PASEP 2023?
O processo de consulta do PIS de 2023 é simplificado e pode ser feito de diferentes modos. É possível acessar o Portal do Cidadão, usar o aplicativo da Carteira de Trabalho digital, usar o Caixa Tem ou Caixa Trabalhador, ou entrar em contato com o Atendimento Caixa ao Cidadão pelos 111 e 158 (Alô Trabalhador), ou também pelo telefone 0800 726 0207.
Se você tem Pasep, pode consultar no site do Banco do Brasil ou pelos telefones 4004-0001 ou 0800 729 0001. Como você pode observar existem várias maneiras de consultar seu saldo do PIS/PASEP 2023 e obter as informações necessárias sobre seus benefícios.
Como é feito o saque do PIS/PASEP 2023?
As retiradas de valores do PIS/PASEP são como percebemos, de direito dos trabalhadores que atendem aos requisitos estabelecidos no programa. No entanto, para que seja feito o saque, alguns procedimentos específicos devem ser seguidos.
- Para o PIS, os pagamentos são feitos por meio da Caixa Econômica Federal. Os saques podem ser feitos nas agências da Caixa mediante apresentação de documento de identificação com foto e número do NIS que pode ser encontrado na carteira de trabalho ou extrato do FGTS. O PIS também pode ser sacado em caixas eletrônicos da Caixa, casas lotéricas ou agentes bancários.
- O PASEP já é pago pelo Banco do Brasil (BB) – Para fazer o saque, é preciso que os servidores consultem o saldo e o calendário de pagamentos do programa. Os saques podem ser feitos em qualquer agência do BB, mediante apresentação de documento de identificação com foto e número do PASEP.
Quando será feito o pagamento do PIS/PASEP 2022?
O governo está diferindo o pagamento do PIS do ano-base 2021 (conhecido como PIS 2023) para este ano de 2023. O pagamento deste benefício foi impactado em anos anteriores em virtude da pandemia do COVID-19.
Por essa razão, o calendário do PIS PASEP mudou e quem só trabalhou em 2022, por exemplo, e não teve atividade remunerada em 2021 só receberá o PIS 2022 no ano de 2024.
✅ Novidade: Conheça o auxílio cesta básica e saiba se você tem direito ao mesmo.
Para concluir
Em síntese, podemos dizer que o PIS/PASEP é um valor importante, tendo em vista que pode auxiliar no orçamento dos trabalhadores que atendem aos requisitos do programa.
É justamente por isso que informar-se sobre quem tem direito ou como é feito a consulta ou saque do valor é algo primordial para que você, trabalhador assalariado, possa obter os benefícios a que tem direito.
Por isso você deve manter-se sempre atento aos calendários de pagamento do PIS-Pasep, pois eles são feitos em ocasiões específicas e é preciso seguir os prazos para não perder a oportunidade de receber este benefício.
O que você achou das informações sobre o PIS Pasep que foram concedidas em nosso conteúdo de hoje? Você tem mais alguma questão que gostaria de fazer sobre este tema? Deixe seu feedback nos comentários abaixo e vamos responder suas dúvidas.